sexta-feira, 11 de março de 2011

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Comissão "A UFRJ Que Nós Queremos"

9 comentários:

  1. A equipe Godofredo/Lea Mirian reuniu-se segunda-feira, dia 14 de março, com professores do Instituto de Matemática, às 10h30minh. Apesar do comparecimento não ter sido muito elevado, o debate foi bastante esclarecedor a respeito das posições do prof. Godofredo e de membros da equipe, que se mostraram muito integrados entre si e bastante motivados para as eleições. Evidentemente, o candidato a reitor não representa uma ruptura com a política do MEC nem com seu atual ministro, de quem se declara amigo. Mas é a antítese sim das práticas da reitoria atual que além de ter um candidato para as eleições na UFRJ, disputa o posto de Ministro da Educação.

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  2. Uma das críticas principais feitas pelo professor Godofredo à atual administração é ter desperdiçado um período de vacas gordas de verbas públicas para UFRJ, não apresentando projetos, fazendo projetos equivocados ou ainda gerenciando mal os recursos. Um exemplo citado foi a verba para alojamento estudantil que não pode ser aproveitada por falta de iniciativa da administração. Outro caso mencionado foi a construção da ciclovia, com cuja verba poderiam ter sido consertadas as caldeiras do Hospital Universitário, segundo a professora Lea Mirian, candidata a Vice-Reitora. E para citar um exemplo de interesse do Instituto de Matemática, a diretora do IM mencionou que o projeto de construção de um novo prédio (em andamento), intermediado pelo coordenador do Plano Diretor, tem um erro significativo no orçamento do ferro necessário à sua construção, o que exigirá um novo edital, pois ultrapassa os limites de ajuste previstos em lei. A professora Cássia Curan Turci, diretora do Instituto de Química e candidata ao posto de Pró-Reitora de Graduação (um quadro de altíssima qualidade na chapa, sem prejuízo dos demais integrantes) presente à reunião, lembrou que também no caso do Instituto de Química o projeto oferecido à unidade pela Coordenação do Plano Diretor não atendia às suas necessidades. A professora Cássia fez também importantes considerações sobre o resgate da qualidade do ensino de graduação, relegado a segundo plano nas prioridades dos planos de atividades dos docentes.

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  3. A forma como foi implantado o Plano Diretor também foi criticada pelo prof. Godofredo, a pressão exercida sobre a comunidade da Praia Vermelha não condiz com o ideal de busca de consenso e diálogo. Nesse aspecto da relação com as forças vivas da universidade também deixou a desejar o encaminhamento do processo eleitoral, restringindo-se o período de debates a 20 dias corridos, conforme assinalou a professora Lea Mirian apesar das objeções de vários representantes de categorias no CONSUNI.

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  4. Minha intervenção no debate se deu com duas questões: a profusão de Fundações na universidade, intermediando projetos que não necessariamente resultam em melhorias significativas para a UFRJ, além de comprometer o sentido estrito da Dedicação Exclusiva e a situação da Comissão Permanente de Pessoal Docente (CPPD) que atende precariamente aos docentes, limitando-se ao desempenho sofrível de atividades meramente burocráticas, situação que se arrasta há pelo menos oito anos. Em relação à primeira pergunta o professor Godofredo mostrou-se perplexo com o fato de que a Fundação José Bonifácio(FUJB) cujo conselho e diretoria são aprovados no CONSUNI tenha chegado a uma situação tão crítica, a ponto da Petrobrás não admitir contratar projetos através dela. Já a professora Lea Mirian relatou que no Hospital Universitário projetos vultosos eram contratados através de outras Fundações, sem que nenhum recurso adicional fosse previsto para melhorias no HU.

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  5. A reunião durou até as 12h30min e muitos outros tópicos que não relatei aqui foram debatidos por demais membros da chapa, como a Diretora do Instituto de Biofísica, profa Denise Pires de Carvalho, candidata à Pró-Reitoria de Pesquisa, a profa Maria José Chevitarese da Escola de Música, candidata à Pró-Reitoria de Extensão, o Prof. Eduardo Mach, da Escola de Química, candidato à Pró-Reitoria de Pessoal, a Profa Gabriela Maria Lema, da Escola de Serviço Social, candidata à Pró-Reitoria de Assistência Estudantil (uma excelente idéia) e Lúcia Abreu Andrade candidata à Prefeita Universitária. O professor Godofredo mencionou ainda que o coordenador do Forum de Ciência e Cultura, caso ganhe a eleição, será o professor Carlos Lessa.

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  6. Tenho em relação à chapa algumas diferenças no tocante ao REUNI e à prestação de serviços, além de outras questões que não foram abordadas como o ENEM-SISU. Alguns dos integrantes dessa equipe votaram com a Reitoria atual nessas questões, apoiaram e apóiam a política do atual Ministro da Educação. No entanto, as diferenças são muito maiores em relação à administração atual no que diz respeito à eficiência, zelo pela coisa pública e postura democrática. Por essas três razões declaro meu apoio crítico à equipe Godofredo/Lea Mirian

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  7. Pense nisso antes de votar:

    http://youtu.be/u_slnD2QNMU

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  8. Pense nisso antes de votar II

    Destacamos aqui o trecho da polêmica entre Godofredo e Levi no debate com os quatro candidatos a reitor (Alcino e Angelo, além dos citados). A questão levantada pelo prof. Godofredo é porque a UFRJ realizou tão pouco com o REUNI?

    (De fato, de acordo com o plano diretor aprovado no CONSUNI e envolvendo um montante de 86 milhões página 55 do documento, somente o restaurante universitário do CCS, a ciclovia e a parada de ônibus estão prontos. As expansões acadêmicas ou não terminaram, ou nem começaram. A residência universitária CT-CCMN não começou. Os outros restaurantes universitários, dentre eles, o do CT também não estão prontos.)

    Veja o vídeo:

    http://youtu.be/KMKNgNZibJ4

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  9. Daniel Rodrigo Coimbra de Paiva, drcpaiva@yahoo.com.br
    O Mito “Física é Difícil”
    Colegas que fazem os cursos que tem as disciplinas de Física do CEDERJ.
    Alguns já me conhecem, outros o fazem agora. Passei os períodos de 2010-1 e 2010-2 estudando e sendo reprovado na disciplina Física 1A, fato que já virou rotina para mim e muitos outros colegas no CEDERJ. Durante este percurso, alguns questionamentos sobre este fato foram feitos por mim e outros colegas em vários setores do CEDERJ e também fora dele, e nada conseguimos de concreto até agora.
    Informo que continuo com os citados questionamentos. Individualmente, inclusive, estou em procedimento de entrada na justiça para a revisão de minhas provas AP2 e AP3 de Física 1A do período 2010-2, pois discordo das suas correções e, consequentemente, das minhas notas e, mais ainda, da minha reprovação. Não me inscrevi em nenhuma disciplina de Física e é meu intuito não fazê-las mais no CEDERJ, caso nada mude.
    Mas a intenção aqui é outra e tem caráter coletivo. Queremos discutir com a UFRJ-CEDERJ o Mito “Física é Difícil”. Por que de tantas reprovações nas disciplinas de Física na UFRJ-CEDERJ? Por que alunos que estudam, que tem capacidade de entendimento, que já estão em períodos avançados do curso, que já conhecem a EAD do CEDERJ e onde alguns já são profissionais experientes, inclusive, em licenciaturas de diversas áreas, são constantemente reprovados? A culpa de tantas reprovações é nossa ou da maneira como nos ensinam? Não estão invertendo a responsabilidade?
    Nós, humildemente, achamos que tais acontecimentos se devem aos seguintes fatos e, por isso, reivindicamos suas devidas mudanças e aplicações pela UFRJ-CEDERJ em todas as disciplinas de Física:
    DIDÁTICA dos materiais impressos que tem apenas a pretensão de ensinar Física, nos moldes presenciais e totalmente alheios a EAD, e que em nada nos preparam para as elaboradas provas. Exercícios dos módulos insuficientes, não resolvidos ou mal explicados. Lembramos que ainda estamos em processo de ensino, logo, incapazes de resolver o universo de problemas de Física, mormente, estudando apenas 60 dias (caso das disciplinas a partir de Física 1A).
    AVALIAÇÃO DAS PROVAS, em algumas disciplinas, em desacordo com o conteúdo dado nos materiais impressos. Lembramos que a EAD já existe há décadas e sempre teve no material oferecido ao aluno a única fonte para seu estudo e sua avaliação. Em algumas disciplinas, não levam em conta o raciocínio nas resoluções das questões. Lembramos que as provas são discursivas, logo, erros tem que ser considerados nos acertos, mas a recíproca também tem que ser verdadeira. Também, em algumas disciplinas, não há uma satisfatória distribuição de pontos nas questões, com muitas valendo pouco e poucas valendo muito. Lembramos que tal critério, devido ao nervosismo na prova, pode trazer injustiça na avaliação.
    AULAS LABORATORIAS que a partir de Física 1A, embora tenha sua importância prática, são pouco significativas para a avaliação do aluno, pois não são pedidas nas APs e para o CEDERJ o que verdadeiramente importa são os frígidos números. Lembramos que tais avaliações são feitas apenas em ICF1 e ICF2.
    EPs. Sugerimos que sejam aplicadas nos moldes praticados pela UFF e pela UNIRIO. Lembramos que lá este método de estudo empregado na EAD, nosso caso, já tem os seus resultados satisfatoriamente comprovados.
    Este movimento começa com os 41 alunos abaixo assinados (pegados em apenas 30 minutos e somente na sala de estudos do Pólo de Paracambi, por isso esperamos o seu aumento nas próximas semanas) e espera contar com a sua adesão, colega de qualquer curso e de qualquer Pólo do CEDERJ que estuda as disciplinas de Física, enviando mensagem de apoio ao movimento através dos contatos abaixo, mencionando nome, matrícula, curso e pólo:
    Tais mudanças seriam ótimas para todos, inclusive, para os futuros colegas.

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